Dúvidas

Nesta sessão estaremos respondendo à duvidas, no final da página insira sua dúvida.

Alexandre Costa
acosta1971@bol.com.br
Prezados colegas, gostaria de saber se alguém pode me ajudar no seguinte: Quanto e como se cobra uma Plano de Rigging???

Preço mínimo: R$ 400,00 (Plano de Rigging desenho em A1,Teórico em A4, com cópia de arquivo digital em DVD “DWF e PDF”), incluindo cópia do(s) certificado(s) da(s) esliga(s) e ou estrope(s); Cópia da(s) tabela(s) de carga utilizada, Memória de Cálculo, e Catalogo do(s) guindaste(s) utilizados(s). Devidamente assinado por Rigger Habilitado. (Caso seja necessário e obrigatório assinatura de Engenheiro Mecânico, é acrescido R$ 150,00, uma vez que este deverá analisar o(s) Laudo(s) Técnico do(s) guindaste(s) e documentação de içamento).
Adicionais: Visita Técnica, Planejamento,Acompanhamento prático e demais podem ser cobrados a parte; A diária completa do RIGGER custa em média R$ 90,00(Hospedagem,translado hotel e alimentação por conta do contratante)
A forma de se cobrar varia pois se voce for um profissional liberal, voce fará um RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) e esta sujeito a retenções pela empresa contratante, caso voce for de empresa, sua propria empresa pode emitir uma nota fiscal de prestação de serviços ao seu cliente tranquilamente; Negocie com o cliente a melhor forma e aplique-a.
Para Projetos mais complexos o valor pode variar dependendo da quantidade de RIGGER´s alocados ao trabalho e a dimensão e exigências do projeto, o valor mencionado é o valor mínimo praticado no Sudeste do Brasil.
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Reginaldo (Colaborador)
reeg_s@yahoo.com.br
gostaria de saber onde consigo um programa paa elaboração de plano de rigger, no entanto agradeço a valiosa atenção e aguardo.
Em resposta a Alexandre Costa. 22/07/2010 às 09:28
Prezado Reginaldo, uma empresa em minas gerais recentemente esta oferecendo um software de planejamento de rigging, o contato é http://www.craneservice.com.br/
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João Nilson Camanho Monteiro
prospectiva.consultoria@yahoo.com.br
Gostaria de saber quanto custa o investimento e carga horária do curso de Rigger -Planejamento em içamento de cargas com enfânse em plano Rigging
O custo em média varia de R$ 1.000,00 à 1.800,00 e a carga horaria dura de 1 a duas semanas.
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Ronaldo Gonçalves
rosegs_10@yahoo.com.br
200.216.14.196
Qual e´a categoria da Carteira Nacional de Habilitação exigida para o operador de guindaste, e se a mesma interfere ou é exigida para uma operação que exija o plano de rigging?
Categoria mínima na CNH é  “D”, todas as operaçoes com guindastes são feitas com operadores treinados e qualificados e nenhum plano de rigging deve ser executado com um operador que não tenha sido treinado e certificado.
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Neidivaldo Dias da Silva
neidivaldointerprise@gmail.com
201.25.143.21
Gostaria de saber onde eu possa encontrar uma escola que dê curso de manutenção de Computadores de Guindastes.
O curso e treinamento normalmente é ministrado pelo representante do fabricante do guindaste no Brasil, por exemplo: O sistema Liccon do fabricante Liebherr é ministrado na Liebherr do Brasil, Manitowoc, o ECOS da Grove,Terex, Tadano, Hirschmann da XCMG respectivamente.
Para ter acesso a esses treinamentos basta buscar quem comprou algum desses equipamentos e agendar o curso, normalmente ele é gratuito para locadoras de guindastes que adiquiriram esses equipamentos.
No caso dos nacionais como MadalPalfinger e demais tambem são ministrados na fabrica.
Voce precisa fazer contato com alguma locadora de guindaste e buscar contato que coloque voce no treinamento.

53 respostas a Dúvidas

  1. Gostaria de saber sobre a regulamentação para o curso de Rigger. Quais as documentação, já que tenho uma empresa que ministra tal curso.

    • admin disse:

      Prezado Geraldo,

      Inicialmente busque adequar sua escola a fornecer cursos dentro dos padrões da NR11 e NR 18, quanto a autorização da prefeitura e demais orgãos estaduais e federais desconheço, sua empresa deve estar autorizada a dar cursos profissinalizantes e fornecer material ditático próprio, bem como estrutura de acomodação dos alunos como: sala de aula, data-show, notebooks, catalogos de guindastes, professor registrado e certificado e etc…
      No pagina “cursos” a exemplos de empresas que ja atuam nesse segmento, acesso o site deles e busque se orientar nos modelos existentes.

      Espero ter ajudado.

      Abraço

  2. schoedler disse:

    Olá colegas!

    Em primeiro lugar, parabéns por essa iniciativa tão oportuna em que poderemos manter ( ou tentaremos!) uma relação mais próxima entre profissionais desse setor que, embora tardiamente, agora se faz demonstrar necessária!
    Vamos a dúvida…
    Em consulta ao catálogo do DEMAG CC 12600, não consigo descobrir qual o SWL do cabo em questão. Preciso calcular um içamento de 700,0 t. e temo estar superdimensionando o peso dos cabos.
    Alguem pode me dar uma dica de qual é o CRUP desse bendito cabo e qual seu SWL?
    Fico grato pela ajuda e, sem barganhas, ofereço a quem interessar possa, os blocos que desenhei do mesmo , assim como os do DEMAG CC 4600 I e II, e tantos outros que já nem lembro mais. É só pedir…
    Abraços e aguardo o SOS!
    Schoedler

    • admin disse:

      Ola,

      Preciso do catalogo para verificar, se eu nao encontrar busco na internet para voce.
      Caso seja possível nos envie os blocos que diretamente incluimos na sessão de “Dowloads” do site e disponibilizamos para todos.

      Espero ter ajudado.

      Abraço

    • Leonardo disse:

      Schoedler,
      Tenho interesse em receber estes blocos. Tenho alguns aqui posso disponibilizar também.
      Manda para: offshore.engenharia@gmail.com
      Abraços.

  3. José Gonçalves disse:

    Gostaria de saber se o Curso Supervisor de Rigging, é interessante para um Profissional Técnico em Segurança do Trabalho? É possível ele trabalhar como supervisor de Ringging e Técnico em Segurança em uma Operação? A qualificação de Técnico em Segurança o Valoriza mais do mercado?

    • admin disse:

      Prezado José,

      A Qualificação de Técnico eu acredito que não valorize financeiramente, apenas no conhecimento e no auxilio da sua atuação, busque se especializar em uma área que tenha mais interesse, pois se voce buscar ser :Engenheiro, Tecnico de segurança, Rigger e operador de guindaste, voce ficará perdido.

      Espero ter ajudado.

      Abraço,

  4. José Gonçalves disse:

    Qual a Escola rtecoemndada em São Paulo para realização do Curso Supervisor de Rigging?

    • admin disse:

      Prezado José,

      Não recomendamos escolas, apenas divulgamos links de escolas, busque uma que lhe ofereça mais recursos possíveis e mais informações possíveis,
      e se possível observe que um curso com menos de 5 dias de duração voce nao terá bom aproveitamento.

      Espero ter ajudado.

      Abraço

  5. José Gonçalves disse:

    Qual o valor da Hora de um Supervisor de Rigging?

    • admin disse:

      Prezado José

      O supervisor em média ganha mais que o Rigger, pois este coordena 2 ou mais rigger planejadores e atua em campo coordenando operações.
      Por Exemplo:

      O Salário Base médio do Rigger é de R$ 1.421,82 ou 6,46 a hora
      O Supervisor de Rigger ou Rigger Líder é em média R$ 1.678,22 ou 7,63

      Lembrando que este valor pode variar de regiões para regiões do país, este exemplo é para o Sudeste, aplicado a construção civíl, demais áreas podem sofrer variações para mais ou para menos.

      Espero ter ajudado.

      Abraço,

  6. Alexandre Torquato disse:

    Olá caros amigos, me chamo Alexandre Torquato, sou Inspetor de solda (não qualificado) e pretendo atuar na área de inspeção subaquática, mas recebi uma proposta para atuar como “cadista” desenvolvendo planos de rigging e posteriormente concluir um curso de rigger, tenho duas dúvidas, gostaria de saber se há alguma relação ou aplicação da função de Inspeção de Solda na área de Rigging, e se existe algo relacionado a área subaquática (mergulho profissional) como no planejamento e montagem de parques eólicos?

    Agradeço desde já pela atenção.
    Aguardo retorno, obrigado.

    Alexandre Torquato

  7. Gostaria de saber se “EU” uma pessoa comum posso fazer o curso de plano de rigging e fazer disso minha profissão, sem ter uma formação de ensino superior ou técnico.
    Quais são os requisitos para se tornar um Técnico de Rigging?
    Na minha empresa precisamos muito disso e gostaria de fazer esse curso para ser mais valorizado.

    obrigado

    • admin disse:

      Bernardo,

      Qualquer pessoa pode se tornar um Rigger, basta ter iniciativa e determinação,
      o curso exige certo domínio de cálculos e um pouco de envolvimento com a área de movimentação de cargas.

      Verifique no menu cursos,os contatos de escolas que oferecem estes cursos.

      Boa Sorte e seja bem vindo ao grupo

      Abraço,

  8. Alexandre Costa disse:

    Prezados colegas, estou buscando montar um banco de dados de desenhos de blocos de caminhões, carretas e gundastes para elaboração de planos de rigging. Alguém conhece algum site que tenha esses materiais ou alguém teria como me disponibilizar esses blocos?

  9. Diego Alves disse:

    Olá Amigos e Futuros Técnicos,Riggers ou envolvidos em movimentação de Carga,para todos que querem conhecer esta facinante e viciante aréa que é aréa de movimentação de cargas ( cranes etc…),para você se especializar nesta aréa além de ja conviver ou não com CRANES ( Guindastes),para se tornar um Rigger,Supervisor ou Técnico de movimentação de carga, o investimento é alto mais o capital investido é gratificante após entrar na aréa e ver como valeu apena ter entrado.
    Por Isso Futuro Envolvidos em Movimentação De Cargas faça o Curso.
    Sobratema.org.br (Curso de Rigger,Supervisor etc…) cujo qual fiz em São Paulo e indico.

    Att.
    Diego Alves.
    Coordenador de Rigger
    Consórcio Alumpe.
    Petrobras – Petroléo Brasileiro.
    rigger.com.br – Editor do Site.

    email: ddatoretto@hotmail.com
    Manitowoc.

  10. Vanilda disse:

    Por gentileza, preciso da descrição da função do Tecnico de Rigging.
    Obrigada

  11. Antonio Augusto dos Santos disse:

    Ola pessoal ,gostaria que alguem me ajudase precisso do manual do xcmg/Lmi traduzido, não consigo baixar do site da rigger,agradeço muito quem puder me ajudar por Email.muito obrigado.

    • admin disse:

      O Manual esta compactado em formato “.rar”, após o download do arquivo é necessário descompactá-lo, para isso voce deve ter instalado o “WinRar”, esse aplicativo voce pode encontrar no site “www.baixaki.com.br”, após sua descompactação ele estará acessível
      através dos arquivos com extensão “.pdf” comum entre os computadores.

      Caso voce não possua o “Adobe Acrobat”, software para acessar este arquivo, utilize uma versão simplificada, tambem disponível no site “www.baixaki.com.br”, busque por “Adobe Reader”.

      Verifique as atualizações do seu browser ou se possível utilize outro alternativo como Firefox, Internet Explorer, etc..
      Ele provavelmente esta impedindo voce de fazer o download na opção “Pop-up off”.

      Outro impedimento pode ser o Anti-Vírus, que impede o download de arquivos compactados como: “.zip” ou “.rar”, por acreditar que seja vírus, experimente desabilitar temporariamente ou verifique suas configurações do Firewall.

      Diversas pessoas nos escrevem confirmando o download tranquilamente, o arquivo esta muito pesado para enviar por email, peço que entenda, ou se possível acesse de outro computador

      Segue novamente o link para download:

      http://www.rigger.com.br/xcmg.rar

  12. Gustavo disse:

    Gostaria de saber os limites mínimos que me exigem a elaboração de um plano de rigging: peso? interferências no caminho de passagem da carga?
    Neste momento estou com um tanque de aproximadamente 8,5 ton.

  13. admin disse:

    Senhores
    Somente complemente o ja disse é a titulo de curiosidade para que ninguem passe vergonha quando falar com um americano.
    Essa história que “PLANO DE RIGGING” vem do ingles isso é a maior bobeira, este termo é algo abrasileirado, e esta nomeclatura nada tem haver com plano de içamento, pois o termos “RIGGING” vem da nautica que se refere a equipar, ou seja em embarcações antigas á velas “RIGGING” é a preparação dos cordas, polias e as amarrações.
    Façam o teste vá ao Google e digite “Rigging Plan” que é o plano de rigging e observem os resultados, a maioria trata de nautica.

    Algo similar ao plano de rigging que conhecemos seria o “LIFT PLAN” (tradução: Plano de Levantamento), mas ainda não é mesma coisa, pois o lift plan foca os aspectos do Guindaste, do lay out, das manobras, mas não foca a amarração.

    O Documento que é igual ao nosso plano de rigging é o “RIGGING AND LIFT PLAN” que traduzindo para o portugues seria “PLANO DE PREPARAÇÃO E LEVANTAMENTO”, por isto quando for falar com um americano e você falar “plano de rigging” e ele não souber o que é não se espante.

    Cristovão de Souza

  14. admin disse:

    marcelo dos santos disse:
    28 de julho de 2010 às 22:07 (Editar)

    como faço para baixar o software de plano de rigger
    Responder

    *
    admin disse:
    4 de agosto de 2010 às 15:16 (Editar)

    Busque na Sessão “Software” do site, o link de acesso da versão de demonstração, caso queira adiquirir a licença de uso verifique no site na mesma seção o link de acesso a empresa de Minas Gerais que vende a licença e da o treinamento.

    Segue o Link caso nao encontre: http://www.craneservice.com.br/

    Espero ter ajudado.

    Abraço,

  15. admin disse:

    nayara rodrigues disse:
    19 de agosto de 2010 às 11:17 (Editar)

    Bom dia, estou com dúvidas de qdo é necessário ter o plano de Rigging, como por exemplo, é somente para guindaste ou pra munck também? apartir de qual peso, altura,etc, tem que ter o plano?
    Obrigada pela atenção!!!
    Responder

    *
    admin disse:
    19 de agosto de 2010 às 12:25 (Editar)

    Prezada Nayara,

    O Plano de Rigging visa o estudo da operação a ser executada, a união de certificados, laudos técnicos e vistórias do local de trabalho, se faz necessário para qualquer operação de içamento e movimentação de cargas, o problema é que no Brasil ha um certo desinteresse na obrigatoriedade, diferentes tipos de segmentos como: Petroquimicas, Hidroelétricas, Parques Eólicos e etc…, individualmente estabelecem seus padrões mínimos, no caso de refinaria como petrobrás, comumente se fala de cargas à partir de 6 Toneladas de içamento, ou seja, se voce irá fazer um içamento de carga com guindaste articulado “Munck” com carga maior que 6 toneladas, dentro de uma refinaria, já se faz necessário um Plano de Rigging, do contrário, inseguramente “por uma questão de custo e pressa” não se aplica o plano de rigging, que por sua vez é fundamental e necessário para a perfeita operação segurança dos envolvidos.
    Quando se trata de Movimentações de cargas em obras com pouca fiscalização, é comum no Brasil, Engenheiros de obras e encarregados solicitar planos de Rigging para cargas feitas somente com guindastes telescópicos e que ultrapassem cargas de 10 toneladas.
    Como empresa contratante procure estabelecer um padrão de solicitação de seus fornecedores para qualquer operação, visando garantir segurança e transparência de qualidade de serviços aos seus clientes.
    Como empresa contratada procure disponibilizar aos seus clientes informações sobre seus equipamentos para que em conjunto seja elaborado e protocolado planos de rigging.
    Existem escolas por todo o Brasil e escritórios especializados nestes trabalhos, se preferir procure disponibilizar um colaborador de sua empresa para participar de um curso de Rigging, onde este estará dentro de suas instalações disponível a qualquer momento para este trabalho fundamental e importante.

    Atenciosamente,

  16. admin disse:

    Demiana Santana disse:
    20 de agosto de 2010 às 9:48 (Editar)

    Irei fazer um içamento de carga com 500 kg em um caminhão munck, a fiscalização esta exigindo o plano de Rigger, há necessidade? Há alguma norma/lei de embazamento? Qual a carga para a exigência do plano? Ela se aplica a elevação com Munck?
    Obrigada!
    Responder

    *
    admin disse:
    20 de agosto de 2010 às 10:37 (Editar)

    A Resposta é Sim, aplica-se para qualquer içamento de carga, existe casos em refinarias por todo o Brasil, onde se faz um plano de Rigger Diretor, onde o mesmo equipamento, a mesma carga, o mesmo dispositivo de içamento e mesmas condições de solo e climáticas são executadas repetidas vezes, neste caso o Rigger elabora um plano de rigging para o equipamento citado ,mencionando seu modelo, capacidade e dispositivos necessários, anexa-se neste os certificados e laudos técnicos do equipamento e dispositivos de içamento, assim neste é mencionado as datas em que estes serviços serão executados. Esta aplicação não se extente a todos os segmentos de operações. o importante é saber que para cada trabalho deve ser elaborado um plano particular e individual. Verifique com sua fiscalização se eles permitem a aplicação do Plano de Rigging Diretor, cabível para repetidas atividades identicas. Atente-se que este plano não deve ser usado por mais de uma semana, pois as condições climáticas podem alterar em poucos dias as condições do solo, comprometendo o local de estabilização do seu guindaste articulado “Munck”.

    Para complementar informo que hoje no Brasil ainda não esta oficializado em uma norma e distribuido, padrões mínimos para plano de rigging, uma vez que nem mencionados eles são, normalmente as empresas utilizam-se da NR 18, 11 para não se comprometer ou responsabilizar-se.

    Por uma questão de segurança procure elaborar o plano conforme seu cliente solicita, para que em um eventual acidente sua empresa não seja responsabilizada ou acusada de ter negado o planejamento.

    “Uma reputação demora se anos para construir, e poucos segundos para se perder” pense nisso.

  17. admin disse:

    #
    Luisa disse:
    26 de agosto de 2010 às 12:08 (Editar)

    Boa Tarde, Sou projetista Rigger, porém, tudo que sei sobre planos de Rigging eu aprendi na prática. Gostaria de saber onde tem os melhores cursos. E se possivel, quanto ganha em média o profissional da área.
    Ats,
    Luisa Castro.
    Responder
    #
    Deodoro disse:
    1 de setembro de 2010 às 21:35 (Editar)

    Boa noite.
    Cara Luisa, aconheço duas entidades que ministrão tal curso
    IPS 11- 2087 7999 fale com Adriano Iguanthi ou Edivaldo http://www.ips.eng.br
    Sobratema OPUS 11 3662 4159 com Tatiana http://www.sobratema.org.br
    Se preferir pode ate falar que eu te indiquei.
    SDS
    Deodoro Denites
    Tec. em Mov. de Cargas
    Niplan Engenharia

    • CARLOS CANDIDO disse:

      Luisa,
      Aqui na Vale fizemos treinamento na Sertech e pelo q eu sei variaas unidades fazem com eles.

    • Tiago disse:

      Eu estou fazendo o curso de rigger da Sertech a distância, porque moro no interior de Santa Catarina e aqui não tem este curso, no inicio confesso que fiquei bem cabreiro de fazer um curso assim a distância, mas como hoje tem até engenharia a distância.

      Fiz uma pesquisa e o site deles foi o mais amigavel, em nenhum dos outros encontrei downloads, dicas e outras coisas que eles colocam degraça no site.

      Depois que paguei fiquei com mais medo ainda, mas quando recebi o material deu pra ver que o negocio era sério mesmo, aqui na empresas tem pessoas que fizeram cursos em São Paulo, disseram que nem de perto viram este conteudo e o negocio é bem puxado, eu espera algo mais maneiro, logo de cara tem um questionario de 100 perguntas de lascar.

      Eles ainda estão com alguns problema nas mídias das aulas, meu material por exemplo devido a cidade aqui ser muito pequena demorou um pouco a chegar.

      O curso é bem puxado para fazer online, mas pra quem esta longe dos grandes centros eu aconselho.

      Ae Cristóvão, um abraço professor….

      Valew.

  18. admin disse:

    Josué da Silva disse:
    23 de agosto de 2010 às 16:13 (Editar)

    Como eu consigo este software de Rigger?

  19. admin disse:

    tomaz domingos de sousa disse:
    27 de agosto de 2010 às 16:14 (Editar)

    poderia ter teste s de planos rigger para demonstracao ou treinamento em grupo e como consigo software muito interessante!!!!

  20. Leonardo Glenan disse:

    Brother Parabens pela iniciativa muito bom !!!
    Queria saber c vcs podem me ajudarem eu estou procurando o manual da xcmg 25k em portugues mas naum consigo achar em nenhum site. Será q alguém sabe ond posso encontra ??
    Desde ja Muito Obrigado Pela colaboração

    Leonardo

  21. Camila disse:

    Bom Dia..
    Gostaria de indicação de um profissional Rigger Operacional, atuará em uma obra no Complexo SUAPE- PE. Vaga Temporária.
    Maiores Informações no Telefone- (17) 3243-7100 ou 8700 Falar com Camila- Gestão de Pessoas.
    Obrigada.

  22. Wellington Cesar disse:

    Ola amigos, Fiz o curso no Senai e avaliando os topicos abordados por outras instituições constatei a fraca formação fornecida pelo Senai. existe algum curço no estado do Rio que abordem uma pranilha de ensino similar aos cursos encontrado em SP ?

  23. Sr.Wellington Cesar.
    Bom dia.

    Caso Precise de Alguma informação com curso no Estado do Rio, Segue ai uma empresa que tem cursos com movimentação de carga que é a Brasif,

    http://www.brasif.com.br

    abraços.
    Diego Alves
    Lifting The World.

  24. Anderson Viana disse:

    Amigos,
    Bom dia, sou Engenheiro Mecânico, e trabalho em uma empresa de grande porte, eu não tenho o Curso de Rigger, mais sou eu que faço os planos de rigger, isso está correto, ou eu necessito ser certificado em alguma escola?

  25. Santos disse:

    Prezados.

    trabalho na Segurança ocupacional, preciso saber qual a carga horária minima de treinamento de Rigger e prazo de validade do curso, carga horária de reciclagem de rigger bem como legislação que normatiza este item.
    desde já agradeço.

    • Diego Alves disse:

      Santos.

      A Carga horaria para o curso de Rigger (com enfase em planos de Rigging) é de 40 horas ( pelo menos na maioria dos institutos que ministram o curso a carga horária é essa), a Validade do curso varia de 1 á 5 anos,dependente do percentual atingido pelo aluno Avaliação do Curso de Rigger.

  26. Fernando Pessanha disse:

    Senhores,

    Gostaria saber qual é a legislação (ABNT ou NBR) que fala sobre o plano de Rigging.

    Pois a NR 18 e 11 não explanam a real necessidade.

    Desde já agradeço.

    Fernando Pessanha

    • TechCon_Engenharia disse:

      O item 18.14.24.17 da NR-18, atesta que deverá ser feito o “plano de cargas” (ou plano de rigging, no termo mais comum). Apesar desta exigência estar no item referente a gruas, vale também para guindaste, pois a exigência abrange os “equipamento de guindar” (veja a definição do termo no Glossário, item 18.39 da NR-18, que também inclui guindastes).

      Portanto é a lei e não norma técnica que exige a confecção do plano de rigging para serviços de içamento no âmbito de aplicação da NR-18.

      Eng. Leonardo Roncetti
      comercial@techcon.eng.br
      http://www.techcon.eng.br

  27. Senhores e Eng. Leonardo
    Sobre este entendimento da NR 18, isto é um equivoco, pois o plano de carga nada tem haver com o Plano de Rigging que também é outro termo abrasileirado que nada tem haver com sua tradução.
    Mas primeiro vamos a NR-18 plano de carga, neste ponto citado da NR-18 se refere o plano de cargas de uma grua nada mais é do que a tabela de carga da grua, ou seja todo grua deve ser acompanhada de seu plano de carga.

    Agora vamos ao termo plano de Rigging, este termo Rigging se refere a preparação da carga antes do içamento.
    E porque este termo é amplamento aplicado no Brasil? Pois na década de 50 quando o Brasil passava por um forte desenvolvimento industrial os americanos, europeus e japoneses vieram com sua técnologia ajudar na contrução deste parque industrial.
    Operadores, supervisores, planejadores eram todos de lingua inglesa, o brasileiro “coitado” que até então só conhecia lavouras de café e criação de gado não poderia assumir responsabilidades pela execução de uma operação.
    A este era dada a função de ajudar na amarração da carga ou seja “preparação = rigging”, e os brasileiros tambem não sabiam interpretar um desenho, então era feito uma rascunho em um papel que era dado ao brasileiro.
    Agora imaginem um brasileiro que não fala ingles e um americano que não sabe falar portugues, o americano simplesmente apontava e fala pro brasileiro “RIGGING” “GO RIGGING” e o brasileiro adotou este termo como sendo a movimentação de carga.
    Eai daquele rascunho com o tempo o brasileiro começou a tambem fazer os seus rascunhos e disso nasceu o termo plano de rigging.
    Acho muitos de vocês ja tentaram entrar no google e buscar por “Rigging plan” e viram que o resultado não mostrou muita coisa.
    Agora tentem digitar “Lifting Plan” verão que terão muito mais resultados, pois este é o termo correto, Lifting Plan ou Plano de içamento.

    Agora sobre exigencia o plano de rigging é uma instrução de trabalho, podemos compara-lô a um plano de manutenção.
    Caso eu compre um carro novo e não faça manutenção do mesmo eu não serei preso, mas tenho que ter conciencia de que meu carro pode pifar a qualquer momento, o plano de rigging (apesar do termo ter um entendimento errado não adianta tentar mudar o jogo) é uma boa pratica que deve ser adota e esta sendo adotada cada dia mais pelas grandes contratantes.
    Hoje por exemplo quando se fecha um contrato com a Petrobras devemos seguir uma norma interna da Petrobras chamada N-1965, que passa exatamente o que deve conter um plano de rigging, mas a propria Petrobras não cobra com eficiencia o que pede esta sua norma, se um dia passarem a cobrar os requisitos solicitados acredito que 95% dos locadores de guindaste não irão mais serem aceitos.
    Mas acho que ja me delonguei demais.

    O que eu queria dizer é que como conhecedor de todas as normas NBR’s e NR’s não existe nenhuma exigencia da elaboração do plano de rigging, agora é claro se você fechar um contrado com uma empresa como a Petrobras que exige que seja feito o plano de rigging, não adianta chorar tem que ser feito, se você não colocou no seu orçamento azar.

    E outra coisa plano de rigging não tem nada haver com guindaste e sim com a carga se uma carga esta sendo movimentada independente do meio deve ser feito um planejamento, ficar na tentativa e erro, muitas vezes pode não errado mas as vezes podem dar errado e ai voces ja sabem…

    E outra coisa nada de fazer plano de rigging bunitinho (3D, firulas e outras coisas) para Técnico de segurança liberar serviço, o bom planejador tem o objetivo de sempre usar a menor máquina no menor tempo possivel, guindaste na obra = risco dispensavel.

    Espero ter ajudado, as vezes eu me alongo mas vocês sabem como é essa profissão só faz quem ama e uma das coisas que mais amo é falar de movimentação de carga.

    Obrigado pessoal um abraço a todos.

    Cristovão de Souza
    SerTECH Consultoria e Engenharia
    Diretor Técnico – Rigging Engineering
    mailto:cristovao@sertechbrasil.com.br
    Celular +55(41)9938-4777
    Skype: cristovao.sertech

  28. Alessandro Soledade disse:

    Prezados Senhores,

    Bom… muito se fala em Supervisor de Rigging, porém, grandes construtoras brasileiras não adotam essa denominação aos profissionais que atuam com movimentação de cargas, ou às vezes, nem utilizam o tal “Plano de Rigging”, como ferramenta primordial de trabalho, pelo menos é que me informaram alguns Supervisores e Encarregados de Guindastes. Então…. Como PLANEJAM suas operações de içamento? De que recursos utilizam? Como trabalham? Qual a diferença entre Supervisor/Encarregado de Guindastes e Supervisor de Rigging? O que de fato os diferenciam quanto aos seus atributos?

    Atenciosamente,

    Alessandro Soledade.

  29. Reynalty disse:

    Olá ,
    Foi falado de valores de um plano de rigging, aqui onde trabalho (área industrial Samarco mineração-ES) nos içamentos acima de 5ton, deve apresentar plano de rigging , porém, qualquer içamento abaixo de 5ton ( máquina de solda,conteiner´s,manilhas de concreto,tubulação ,etc.. ) sendo operações simples , ( guindaste articulado ou telescópico) tem que apresentar um plano de içamento com menos dados e cálculos : um layout( vista superior e lateral, ) da operação , especificação acessórios,peso carga líquida ,tx utilização do equipamento ,modelo, raio . Esse serviço deve ser cobrado o mesmo valor de um plano de rigging , ( lembrando que a responsabilidade é a mesma) ? Alguém passa por situação semelhante?
    Ob:s São muitas sub-contratadas sem profissional qualificado para tal.
    Um grande abraço p/ todos !

  30. Indira Gandhi disse:

    Boa dia a todos!

    Gostaria de receber mais informaçoes a respeito do setor “Entertainment Rigging” no Brasil (rigging para o espetáculo, shows, etc).
    Realizo esse tipo de atividade na Europa, e em vista das proximas Olimpiadas e Copa do Mundo se faz necessario o conhecimento do setor nacional, especialmente das Leis que se aplicam, mas tambem a respeito das certificações necessarias para o desenvolvimento do trabalho e a qualidade e quantidade de profissionais existentes no mercado brasileiro.

    Muito obrigada!

  31. brunarc.cb disse:

    Gostaria de saber qual profissional pode desenvolver um plano de rigging. Somente o engenheiro mecânico?
    Não sou engenheira mecânica, como posso atuar nessa área? Obrigada!

  32. Thiago Nepomuceno disse:

    Prezados é preciso Crea ativo para exercer a função de técnico de Rigger? Ou somente ensino médio. Tenho um amigo que é mecânico de manutenção com muita experiencia na carteira, porém sem curso técnico ou eng. que pretende fazer o curso, quais as direções que ele deve tomar ? Obrigado.

  33. Jeronimo Sanches disse:

    Senhores
    Gostaria de saber qual seria o fator de segurança adotado no brasil para elaboração do Plano de içamento (plano de rigging) ,sei que nos USA é adotado a margem de segurança de 85% e na EU 75%.

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